quinta-feira, 14 de abril de 2011

FHC - "O Papel da Oposição"

A revista Interesse Nacional, coordenada pelo embaixador Rubens Barbosa, publicou nesta quinta-feira, artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Nele, o presidente de honra do PSDB, faz uma ampla avaliação sobre “O Papel da Oposição”.
No longo texto, já antecipado pela imprensa, FHC começa sua avaliação na década de 1970 quando, apesar do amplo apoio popular aos militares -Médici, o mais repressor dos generais-presidentes, chegou a ter 75% de aprovação -, a oposição não desanimava, persistia e passou a ter vitórias eleitorais a partir de 1974.
O ex-presidente passa pela importância do seu governo, sem esquecer o período Itamar Franco, destacando as privatizações, as agências reguladoras, a estabilização da economia e, principalmente, o processo de inclusão por meio de programas sociais, iniciativas que, no conjunto, são responsáveis pela ascensão e a melhoria das condições de vida e de trabalho de milhões de brasileiros.
Fernando Henrique observa que os partidos políticos devem manter um processo permanente de atualização de posições, de forma a não ficarem desarticulados diante das sempre novas e dinâmicas necessidades da população. FHC lembra que, sem excluir classes, novos segmentos sociais devem ser aliados e suas reivindicações representadas pelo Partido.
É uma forma de incluir imensas maiorias que estão fora do jogo político-partidário, lembra. FHC conclui com uma pergunta: “Se nada tiverem a ver com as múltiplas demandas do cotidiano, como acumularão forças para ganhar a sociedade?”
Nos links abaixo, a íntegra do artigo e a entrevista que o ex-presidente concedeu na tarde de 12 de abril à Radio CBN. “Eu não quero que se deixe ninguém de lado. O que eu digo é que todos os dias surgem novas aspirações”, esclarece Fernando Henrique.

Integra do artigo

Entrevista à Radio CBN