quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O Vôo dos Gansos

Ah! ... se eu e meus amigos fossemos gansos ... !!!

Na próxima temporada, quando vir os gansos emigrarem dirigindo-se para um lugar mais quente para passar o inverno, repara que voam em forma de "V". Talvez te interesse saber por que eles assim o fazem.

Ao voar em formação de "V", o bando inteiro aumenta em 71 % o alcance do vôo em relação ao de um pássaro voando sozinho.

LIÇÃO 1:

Compartilhar da mesma direção e sentido do grupo permite chegar mais r6pido e facilmente ao destino, porque, ajudando-nos uns aos outros, os resultados são melhores.

Quando um ganso sai da formação, sente a resistência do ar e a dificuldade de voar sozinho. Então, rapidamente retoma à formação para aproveitar o poder da elevação dos que estão à sua frente.

LIÇÃO 2:

Permanecendo em sintonia e unidos junto àqueles que se dirigem conosco na mesma direção, o esforço ser6 menor, ser6 mais f6cil e agrod6vel alcançar as metas. Estaremos dispostos a aceitar e oferecer ajuda..

Quando o ganso líder se cansa ... muda para o final da formação, enquanto outro assume a dianteira.

LIÇÃO 3:

Compartilhar a liderança: respeitar-nos mutuamente o tempo todo; dividir os problemas e os trabalhos mais difíceis; reunir habilidades e capacidades; combinar dons, talentos e recursos.

Os gansos voando em formação grasnam para dar coragem e alento aos que vão na frente, para que assim mantenham a velocidade.

LIÇÃO 4:

Quando h6 coragem e alento, o progresso é maior. Uma palavra de ânimo a seu tempo motiva, ajuda, d6 forças. Produz o melhor dos benefícios.

Quando um ganso adoece, fica ferido ou está cansado ... e deve sair da formação, outros saem da formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Permanecem com ele até que morra, ou seja capaz de voar novamente; e, então, alcançam seu bando, ou se integram em outra formação.

LIÇÃO 5:

Estejamos unidos, um ao lado do outro, apesar das diferenças, tanto nos momentos difíceis, como nas horas de trabalho. Se nos mantivermos unidos, se tornarmos realidade o espírito de equipe, se, apesar das diferenças, pudermos formar um grupo para enfrentar todo tipo de situações, se entendermos o verdadeiro valor da amizade, se tivermos consciência do sentimento de partilha, a vida será mais simples e o vôo dos anos mais prazenteiro.